segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Recursos Didáticos na Prática Educativa

A utilização dos recursos didáticos no processo ensino aprendizagem, no decorrer da história tem sido baseada nas abordagens de ensino. Nas últimas duas décadas surgem novas interpretações para o uso dos recursos didáticos a partir dos projetos de aprendizagem.

Perrenoud(1999) afirma que uma abordagem para construir competências, tanto de professores , como de alunos, seria voltada para o desenvolvimento de projetos. Para Almeida (1999), com o desenvolvimento de projetos, cria-se um melhor ambiente de aprendizagem, com professores e alunos sendo sujeitos participantes de todas as etapas do processo.

O fazer docente inovador precisa contemplar a utilização dos diversos recursos disponíveis na escola Aos professores e alunos cabe participar de um processo conjunto para aprender de forma criativa, que tenha como essência o diálogo e a descoberta. É papel do professor empreender projetos que contemplem uma relação dialógica, na qual, ao ensinar, aprendam: e os alunos, ao aprender, possam ensinar (Freire, 1997). Dentro desta visão os recursos devem ser utilizados para subsidiar uma metodologia de ação docente baseada nas aprendizagens, nas competências e nas habilidades que o professor quer desenvolver com seus alunos.

A função dos recursos didáticos, além de facilitar o processo de comunicação é despertar nos alunos maior interesse a partir das ricas possibilidades que diversos recursos didáticos oferecem, aprimorando o processo ensino aprendizagem. Para tanto é necessário que sejam utilizados adequadamente e de forma que venham realmente enriquecer a prática pedagógica. O uso inadequado de um recurso didático pode resultar em uma inversão didática em relação à sua finalidade pedagógica inicial.

Na prática, para o uso dos recursos didáticos, há limitações de distintas ordens. Além do uso inadequado, muitos outros problemas limitam ou impedem o seu uso. Há escolas que não possuem energia elétrica; há aquelas que possuem, mas não tem computadores, vídeo. Há as que possuem PC, vídeo, porém os professores não têm segurança em utilizá-los e por um outro lado há aqueles que se amedrontam diante do novo. Há os que detêm todos os itens anteriores, entretanto não existe um planejamento pedagógico para uso adequado dos mesmos.

Sabe-se que os recursos didáticos favorecem o processo do ensino-aprendizagem, mas, é preciso que o professor desenvolva as competências necessárias para fazer o uso adequado dos recursos disponíveis na sua unidade escolar.



Referências bibliográficas

ALMEIDA, M. E. Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

PIERRENOUD, P. Avaliação: da Excelência à regularização das aprendizagens. Entre diuas lógicas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1999.

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