segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicas para uso do Editor de Texto BrOffice.org Writer


Navegando na Internet encontramos no site http://www.broffice.org/tutor_dicas_div_writer algumas dicas útéis sobre o uso do Writer. Transcrevemos abaixo as que consideramos mais utilizadas.


1. Como inserir numeração de páginas


Deve-se, antes, inserir o rodapé (ou cabeçalho, caso queira a numeração na parte superior da página), clicando em – inserir – rodapé (ou cabeçalho) – padrão. Depois, clique dentro do rodapé (ou cabeçalho), deixando o cursor nesse local. Após, clique em - inserir – campos – número da página. Por fim, pode-se escolher o alinhamento desejado (esquerda, centralizado ou à direita).

2. Como retirar as linhas que ficam delimitando o texto


Este é um padrão do BrOffice.org; para que não sejam mostradas, clique em Exibir – Limites do Texto. Para mostrar novamente, repita o procedimento. As linhas são só referenciais, não saindo na impressão.


3. Como formatar números nas notas de rodapé


Para que esses números fiquem sobrescritos (elevados) e com fonte menor, à semelhança do padrão do Word (ou seja, ¹ em vez de 1), clique em - Ferramentas – Notas de Rodapé. Na "Área de nota de rodapé" escolha “Âncora de nota de rodapé”. Clique em OK.
Observação: você pode criar um modelo (veja item 13) usando esta dica, de modo que todas as notas de rodapé futuras tenham a formatação aqui descrita.

4. Como aprender atalhos do teclado


Uma dificuldade pode surgir nos atalhos do teclado (teclas de atalho). Quem está acostumado com os atalhos do word estranha as diferenças no BrOffice.org. Você pode aprender os atalhos olhando os menus do próprio BrOffice.org. Por exemplo, se clicar em – Editar – vai ver que o atalho para desfazer é control+Z. O atalho para selecionar tudo é control+A. Continuando, temos que para sublinhar o atalho é control+U (de underline, que significa sublinhar em inglês). Já para negrito é control+B (de bold). Control+I para itálico é igual ao Word. Control+J serve também para justificar. Para modificar as teclas de atalho, adaptando-as ao seu gosto, veja o próximo item.

5. Como salvar sempre no formato do Word (.doc)

Clique em Ferramentas – Opções - +Carregar/Salvar – Geral. Em “Sempre salvar como” escolha “Microsoft Word 97/2000/XP”. Observação: é preciso clicar no + (“mais”) do Carregar/Salvar. Evite, porém, fazer uso dessa dica. Prefira salvar no formato do próprio BrOffice.org Writer(.odt), para manter com perfeição todas as características do documento.Se tiver que enviá-lo para outra pessoa abrir, lembre-lhe de que o BrOffice.org pode ser baixado e instalado gratuitamente (em ttp://www.broffice.org.br) para abrir o arquivo, existindo versões para Windows e para Linux.

7. Como desativar o recurso Autocompletar


Para excluir o recurso autocompletar (para palavras durante a digitação), clique em Ferramentas – AutoCorreção – Completar Palavra, e desmarque a caixa “Ativar recurso de completar palavra”.

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